fbpx
Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Como a Discectomia Endoscópica Transformou a Vida de uma Mulher de 49 Anos – Caso Real

Conheça a história de uma mulher de 49 anos que enfrentou uma batalha contra uma dor na coluna lombar que irradiava pela perna direita, também conhecida como “dor no ciático”. Ela tentou diversas abordagens, mas, infelizmente, nenhum desses tratamentos proporcionou alívio duradouro.

Tratamentos Conservadores Não Solucionaram a Dor 

Logo no início, a paciente tentou a opção de tratamentos mais conservadores, voltada para minimizar as dores com diversos medicamentos, como analgésicos, anti-inflamatórios e relaxantes musculares, porém, não houve melhora significativa. Posteriormente, realizou diversas sessões de fisioterapia e acupuntura, mantendo a dor lombar com irradiação para perna direita

Diagnóstico: Hérnia Discal

A busca por uma solução definitiva a levou a realizar uma ressonância magnética, que revelou a presença de uma hérnia discal no último nível da coluna lombar (L5-S1). Esta hérnia estava exercendo uma compressão direta sobre os nervos, contribuindo para as dores e a limitação de movimento.


Em verde temos o desenho de um disco saudável e em vermelho temos a hérnia de disco.

Discectomia Endoscópica Lombar

Após uma avaliação detalhada, a equipe médica optou por um procedimento inovador: a Discectomia Endoscópica Lombar. Através de um instrumento cilíndrico, conseguiu acessar a região a ser operada por uma técnica minimamente invasiva, gerando menos agressão local e muito menos dor pós-operatória.

O Procedimento

Através de um vídeo compartilhado com a equipe médica, podemos acompanhar o procedimento e observar os instrumentos inovadores em ação. Uma broca especial é usada para criar pequenas aberturas nas estruturas ósseas, permitindo o acesso à hérnia de disco.

A Remoção da Hérnia

Após a remoção da hérnia e através de exames intraoperatorios conseguimos realizar a monitorização dos nervos e observar uma melhora imediata na transmissão dos impulsos nervosos. Os nervos estão completamente livres de compressão, e a monitorização intraoperatória revela uma transmissão de impulsos nervosos significativamente melhorada.


Vídeo do momento exato da retirada da hérnia.


Hérnia removida.


Monitorização intraoperatória revela uma transmissão de impulsos nervosos significativamente melhorada.

Pós-operatório

Poucas horas após o procedimento, a paciente já recebeu alta hospitalar e, conforme esperado, estava caminhando sem dificuldades. No dia seguinte, ela não apresentava mais queixas de dor lombar ou ciático.


A cicatriz pós-operatória é mínima, refletindo a natureza minimamente invasiva da Discectomia Endoscópica Lombar.

Se você está passando por uma situação semelhante, saiba que existem opções de tratamento eficazes disponíveis, e um profissional de saúde pode ajudar a encontrar a melhor solução para você.

*Todas as informações em questão foram cedidas e previamente autorizadas pela paciente. Os registros têm caráter educativo e estão em conformidade com a especialização do médico.